VALORES DOS PORTUGUESES SOBRE SEXUALIDADE

Do inquérito “ Dez Anos de Valores em Portugal” publicado no Jornal “Público”, na passada terça-feira, 30 de Junho, fazem parte questões sobre  sexualidade.

– O que ficámos a saber, de novo , com este estudo, relativamente ao de há 10 anos?

1. Os Portugueses têm menos preconceitos.

– Não acham bem nem mal que se faça nudismo nas praias, nem que se veja filmes pornográficos.

– São mais tolerantes relativamente  aos vizinhos com SIDA ou homossexuais.

2. Reprovam as relações sexuais com vários parceiros/relações extraconjugais.

3. Amar e ser amado é também um dos principais objectivos dos Portugueses.

4. Quanto à Instituição Casamento, 36% dos inquiridos diz que está completamente ultrapassada. Há 10 anos, 14,7% respondia afirmativamente. No entanto, o casal prevalece ao casamento, uma vez que uma criança necessita de um pai e de uma mãe para crescer feliz.

Relativamente a estes dados, observa-se que, o universo da amostra de estudo de 1999 (2975 inquiridos) era bem mais representativa do que a actual (937 inquiridos), bem como o aspecto metodológico, o primeiro em presença e o segundo por telefone.

Mas quem não caça com cão, caça com gato…

Quanto à reprovação das relações sexuais com vários parceiros, ousaria expressar, com muito agrado, que haverá uma consciência mais alargada dos comportamentos de risco de vida. Questiono, por outro lado, a nossa integração no” pelotão da frente” das doenças sexualmente transmissíveis, entre as quais se destaca o VIH/SIDA?

violino

Explore posts in the same categories: Convenção dos Direitos da Criança, Ecologia da Mente, Educação Sexual, Saúde Escolar e Familiar

Deixe um comentário