FALTAM MANUAIS ESCOLARES PARA TRABALHAR OS VALORES NA ESCOLA

O inquérito publicado pelo Jornal “Público” de hoje, sobre Inquérito aos valores dos portugueses, revela-nos um instrumento interessante de reflexão.

1. Xavier de Carvalho diz que os professores sentem necessidade de trabalhar os valores nas salas de aula. Contudo lamentam a ausência de directrizes ou de recursos nesta área : “Ficamos dependentes do seu bom senso e não se pode estar a sobrecarregar eternamente os professores” e defende a criação de programas e  manuais escolares.

Ora muito me apraz a expressão”…não se pode estar a sobrecarregar eternamente os professores”, afinal, sempre existem vozes que se erguem a favor do muito que se pede à escola. Hoje, pede-se quase tudo à Escola.

2. Também ficamos a saber que”O Instituto Luso-Ílirio para o Desenvolvimento Humano e a Universidade Católica Portuguesa estão a desenvolver um manual para o 1º ciclo, com exercícios e jogos para trabalhar competências como o respeito pelos outros”.

Fico estupefacta com o desenvolvimento de competências para trabalhar os outros.

E porquê?

Como é possível trabalhar o respeito pelo outro, se não começarmos por trabalhar o respeito por nós próprios? Será que continuamos a viver de ilusões e não queremos enfrentar o nosso próprio Eu? Será que dói assim tanto, que as crianças não podem suportar? Ou será que, no 1º ciclo, as crianças são muito “novinhas” ainda para serem incentivadas a desenvolverem a auto-responsabilidade?

Em resumo, como é confortável abandonarmos a investigação da qualidade do mundo em que vivemos, dos ganhos e  perdas, gostos e desagrados.

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